Receita especial de sobremesa para as festas de final de ano

 Receita especial de sobremesa para as festas de final de ano

Crédito: Canva

Época das luzes, de decorar as casas, de dar presentes… Época que nos endividamos para mostrar o que não somos e o que não temos. Tudo porque esquecemos o verdadeiro espírito do Natal, aquele composto por alguns sentimentos como o amor, união, generosidade, solidariedade, humildade, entre outros. 

Será que esse espírito natalino melhora nossa vida de alguma forma? 

Sim! Não só emocionalmente, mas fisicamente também, e há uma explicação científica. Todos esses sentimentos liberam hormônios neurotransmissores, que estão ligados com bem-estar, saúde mental e felicidade conhecidos como o “Quarteto da Felicidade”, são eles: serotonina, oxitocina, endorfina e dopamina.

Romeu e Julieta – Foto: Mônica Faria

Romeu e Julieta de Black Tie ou Suflê de Goiabada

Ingredientes: 

6 claras 

1 tablete de goiabada (pode ser que vem na cesta básica). 

1 copo de requeijão

1 caixinha de creme de leite

50 ml de leite (se precisar)

Modo de fazer: 

Corte a goiabada grosseiramente em pedaços pequenos, coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até derreter e ficar em consistência pastosa. Tire da panela de deixe esfriar na geladeira. No liquidificador, bata o requeijão com o creme de leite e o leite até ficar uma calda grossa. Coloque em um recipiente e leve a geladeira até a hora de servir. Separe as claras das gemas colocando-as no bowl (tigela) da batedeira, certifique-se que não ficou nenhuma gordura ou água no recipiente, isso faz com que que as claras cresçam. Bata as claras em ponto de neve bem firme. Com o auxílio de uma colher, coloque 3 ou 4 colheres da goiabada e mexa delicadamente, pois as claras precisam ficar aerada até que a mistura fique toda colorida. Unte um pirex ou ramequins com margarina, e coloque as claras coloridas. Lembre-se que elas não podem ultrapassar metade da altura da forma escolhida, pois ela vai crescer bastante. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por mais ou menos 10 minutos. Ela estará pronta quando estiver douradinha em cima. 

Sirva quente com a calda de queijo gelada! É certeza de sucesso! 

Baba de Moça ou Ovos Nevados – Foto: Mônica Faria

Baba de Moça ou Ovos Nevados

Ingredientes:

6 ovos

1 litro de leite

1 lata de leite condensado ou 8 colheres de sopa de açúcar

200 ml de leite de coco (opcional)

Canela em pó para finalizar

Modo de fazer: 

Separe as claras das gemas. Coloque as claras no bowl (tigela) da batedeira e peneire as gemas para tirar a película e reserve. Em uma panela funda coloque o leite para ferver, junte o leite moça ou o açúcar e abaixe o fogo. Bata as claras em ponto de neve bem firmes. Com o auxílio de uma colher de sopa, vá tirando pequenas colheradas das claras e colocando no leite fervendo. Não é para cozinhar, é para dar um susto dos dois lados. Use uma escumadeira para virar as claras. Vá pingando, de 3 em 3, para não perder o tempo de virar. Transfira para um pirex fundo, de preferência, redondo. Quando terminar a operação, junte as gemas peneiradas no leite fervendo e misture vigorosamente para não cozinhar e dar aspecto de coalhado. Por último, junte o leite de coco, se quiser. 

Despeje a calda ainda quente sobre as claras, polvilhe com canela e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Além de lindo, fica uma delícia e super nutritivo.

No meu Instagram tem um bolo de nozes maravilhoso que fez um baita sucesso. Se quiserem a receita, me chamem inbox.

E assim, de uma forma doce, desejo a todos um Feliz Natal!  Que o Menino Jesus abençoe sua vida e traga um novo ano repleto de saúde, amor, alegria, paz e prosperidade.

Um beijo no coração de todos!

Digiqole Ad
 | Website

Bailarina, produtora de eventos e chefe de cozinha. Atua em Paraisópolis há 11 anos desenvolvendo diversas atividades voltadas à gastronomia.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *