Brasil conquista melhor resultado da história nos Jogos Parapan-Americanos
A delegação brasileira ficou em primeiro lugar no ranking de medalhas, com 343.
O Comitê Paralímpico Brasileiro encerrou os Jogos Parapan-Americanos de 2023, disputados em Santiago, no Chile, com o melhor resultado da história do país na competição. O Brasil ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 343, superando o recorde anterior, de 308 medalhas, conquistado em Lima, no Peru, em 2019.
A delegação brasileira subiu ao pódio em todas as 17 modalidades disputadas, com destaque para a natação, que conquistou 120 medalhas, sendo 67 de ouro, 30 de prata e 23 de bronze. O nadador Douglas Matera foi o grande destaque da natação brasileira, conquistando oito medalhas de ouro em oito provas disputadas.
“A gente sempre busca dar o nosso melhor, nem sempre se traduz em medalha, nem sempre se traduz em melhor tempo, mas aqui acabou se traduzindo em medalha. Esse ano foi muito desgastante e eu vejo isso como resultado favorável do esforço e da dedicação”, contou Douglas em entrevista ao Comitê Paraolímpico Brasileiro.
“Nem sempre as coisas acontecem, mas dessa vez aconteceu, e agora é momento de refletir, de agradecer tudo que deu certo, tudo o que não deu ao longo do caminho e a oportunidade de aprender e crescer e aproveitar para perceber que a gente está em um momento único, o Parapan só acontece de quatro em quatro anos, não sei se vou estar aqui no próximo, então eu estou aproveitando ao máximo cada momento”, completou o atleta.
O Brasil também teve destaque em outras modalidades, como atletismo, com 78 medalhas, sendo 30 de ouro, 25 de prata e 23 de bronze; o tênis de mesa completou o top 3, com 38 triunfos, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.