Racionais Mc’s recebem título de doutor honoris causa em cerimônia na Unicamp

image (3)

O álbum “Sobrevivendo no Inferno (1997)”, faz parte das obras obrigatórias no vestibular da Unicamp desde 2020

Nesta quinta-feira (6), o grupo de rap Racionais Mc ‘s recebeu o  título de doutor honoris causa na Unicamp (Universidade de Campinas). A universidade considera o título como “distinção máxima” prevista no estatuto da instituição, o reconhecimento é concedido para personalidades que tenham contribuído de maneira notável para o progresso das ciências, das letras ou das artes, que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade ou prestado serviços relevantes à universidade. 

“A causa é maior que nós. Depois de nós, outros virão. Já chegaram, já estão aí, atuando de forma brilhante. Os jovens são o futuro. Vocês são a revolução online. A gente foi a faísca, lá na época das cavernas. Muito obrigado, sem palavras”. Revela Mano Brown

Desde a fundação da universidade, apenas 31 personalidades receberam o título honoris causa, entre elas  o professor Paulo Freire, o poeta Mário Quintana e o arquiteto Oscar Niemeyer.O álbum “Sobrevivendo no Inferno (1997)”, faz parte das obras obrigatórias no vestibular da Unicamp desde 2020. 
“Os Racionais MC’s extrapolam a fala do gueto, sem abandoná-lo. Não se restringem à crônica cotidiana, mas a revelam. Interpretam o Brasil a partir de outro lugar, por tempo demais percebido como objeto de reflexão e não como sujeito da própria reflexão”, justificaram os docentes no documento de proposição do título de doutor honoris causa.

DSC03901
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.