Exposição CowParade chega em Paraisópolis, São Paulo
A exposição conta com dez esculturas em formato de vacas, produzidas por artistas conhecidos mundialmente.
Vacas coloridas enfeitam o espaço do CEU Paraisópolis por meio da exposição gratuita CowParade nas Escolas – Arte que transforma. A exposição conta com dez esculturas em formato de vacas, produzidas por artistas conhecidos no país e mundialmente em conjunto com alunos do CEU Professora Marisa Motta.
A exposição gratuita está aberta para o público, trazendo atividades culturais que integram o programa CowParade nas escolas, com objetivo de estimular a criatividade dos alunos e promover o acesso à arte e cultura.
Toda a organização do evento recebeu a curadoria do coletivo de arte urbana SHN, as obras de arte foram feitas por artistas da arte urbana: Vinicius Caps (@originalcaps) Fefe Talavera (@fefetalavera), IconeK (@iconek ), Mari Mats (@mari_mats) e Sosek (@sosek.one).
No dia 18/12, último dia da exposição, as obras serão leiloadas e os recursos serão destinados ao CEU Paraisópolis e ao Favela Music, iniciativa que promove a cultura e dando visibilidade aos talentos das comunidades periféricas.
A exposição está aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 20h. O CEU Paraisópolis está localizado na Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi.
Por que vacas?
A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou diversas esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso, em um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte. Desde então, as esculturas de vacas ganharam o mundo. Em mais de 100 edições, feitas em 33 países, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras expostas pelas ruas.
A primeira edição da CowParade em solo brasileiro ocorreu em São Paulo, em 2005, quando a Toptrends, empresa referência em intervenções urbanas, adquiriu os direitos de realização do evento no Brasil.
Repórter do jornal Espaço do Povo há 1 ano e apresentadora do programa Saúde Mulher Moderna e Bem Informada no Facebook.