Como as guerras não prosperam
Suponha que hoje é domingo, ensolarado, dia típico para uma cerveja e futebol com os amigos e resenha com a família, de repente escutamos um estrondo antes jamais escutado sendo possível ouvir nos quatros cantos da cidade. O Brasil entrou em guerra e um míssil intercontinental acaba de atingir o marco zero no centro de sua cidade, prédios em chamas e dezenas de mortes e feridos. Como você reagiria? Eu fico pensando como os ucranianos comuns que não queriam uma guerra e passaram a se deparar com essa situação, reagiram. Medo. Surpresa. É difícil imaginar, pois o caos e a guerra tem um sabor único.
As guerras podem trazer diversos impactos fora as mortes e o caminho de sofrimento, um deles é o ambiental. As artilharias de guerras como mísseis tem o poder de destruir prédios, casas, ruas e até mesmo florestas inteiras, elementos químicos e queimas de combustíveis fósseis, toneladas de carbono emitidas machucam a sustentabilidade e o equilíbrio que o planeta segundo os cientistas necessita.
Um fato interessante que poucos têm noção é que uma guerra entre Rússia e Ucrânia afeta também nosso bolso. A tendência que os cientistas acreditavam no início da guerra era uma inflação maior contribuindo para o aumento generalizado dos preços, pois com as sanções aplicadas sobre a Rússia a consequência mais imediata seria essa e essa ideia foi confirmada no aumento da gasolina, a Rússia é um país que tem os combustíveis, sobretudo petróleo e gás natural, como componente importante de sua economia, e logo impacta nos preços dos combustíveis no mundo ainda mais em um cenário caótico como o atual na europa.
A saúde mental tão latente sua discussão nos últimos anos devido a pandemia, é importante se considerar quando o assunto são situações traumáticas vivenciadas em uma guerra. Ao se deparar com uma situação extremamente estressante como uma troca de tiros o salto de adrenalina é alto, como se uma bomba explodisse dentro de seu corpo, quando isso é diário como em uma guerra os danos podem ser severos e pode causar dessa tensão aguda alteração do sono, angústia, ansiedade, entre outros sentimentos desconfortáveis.
Por fim um cenário de guerra no brasil é improvável, mas da estupidez humana não podemos deixar de duvidar, fato é que a temos bons exemplos que a guerra no atual século é pouco próspera e causa danos mentais, sociais, econômicos, ambientais e diversos outros problemas que não foram abordados. A guerra é cara, suja e egocentricamente nacionalista, muitas das nações no século XXI que prosperaram evitaram grandes confrontos armados nesse atual modelo econômico, um bom exemplo é a china. A guerra não é próspera, pois isola uma nação e renega seu povo ao choro, a dor, e a sensação de não possuir que é seu por direito: um chão para correr livremente.
Cria de Paraisópolis, bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Pesquisador com foco na periferia e sua dialética com o Lazer e Turismo. Teve contato com projetos de impacto social em Paraisópolis e em áreas da Zona Leste.