Eleições e representação da favela no poder

 Eleições e representação da favela no poder

Créditos: Anderson Jorge / Cria Brasil

As eleições se aproximam. A favela com sua decisão já tomada em relação ao seu favorito que já sabemos, será um ou outro. Alguns diriam que é o momento ideal da favela falar sobre política, mas na verdade a favela já fala sobre política no seu dia a dia, de fato o que pouco vemos é a favela no poder. E quando somos escutados? Somente quando descemos para o asfalto e colocamos fogo em algo. 

Por meio deste artigo confesso que nunca fui à urna eletrônica, mesmo obtendo o título bem cedo, essa eleição será minha primeira votação. Ao certo sempre foi um incômodo aos olhos e aos ouvidos os gurus da política que a cada ano de eleição e passado por várias prometem “soluções” para o “problema social das favelas” já que todo bom guro sabe das coisas. O político entra e sai e o córrego a céu aberto continua para ser resolvido, as enchentes não foram resolvidas… entre tantas outras demandas que não são solucionadas.

A favela entende sim sobre política e temos muitas pessoas que correm pela favela e são capazes de gerir e construir o novo, devemos parar com a exclusão estrutural das periferias e favelas do debate político. 

Nós precisamos formar líderes e candidatos em todos os níveis políticos. Nós não somos ensinados a ocupar espaços de poder que originalmente era para ser nosso. O ideal seria criar um partido da favela pela favela, composto por pessoas que entendam as nossas reais necessidades e lutem por elas. Há existência da “bancada da bala”, “bancada religiosa” e porque não pode existir uma “bancada da favela”?  

Digiqole Ad
+ posts

Cria de Paraisópolis, bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Pesquisador com foco na periferia e sua dialética com o Lazer e Turismo. Teve contato com projetos de impacto social em Paraisópolis e em áreas da Zona Leste.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *