Paraisópolis, São Paulo terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Destaque

Câncer de colo de útero: Governo oferece teste molecular de HPV pelo SUS

Crédito: Renato Araújo/Agência Brasília

É uma doença grave e a quarta causa de morte entre mulheres

A partir de agora, a luta contra o câncer de colo de útero no Brasil ganha um novo aliado: o teste molecular para HPV. O Ministério da Saúde incorporou essa tecnologia inovadora ao SUS, oferecendo às mulheres brasileiras um diagnóstico mais preciso e precoce da doença.

Benefícios para as mulheres:

  • Maior precisão: o teste molecular é mais eficaz na detecção do HPV, permitindo identificar com maior antecedência as mulheres que precisam de acompanhamento e tratamento.
  • Intervalo maior entre exames: enquanto o Papanicolau precisa ser feito a cada três anos, o teste molecular pode ser realizado a cada cinco anos, facilitando a adesão ao rastreamento.
  • Maior acessibilidade: a incorporação do teste ao SUS garante que todas as mulheres brasileiras, mesmo as que vivem em situação de vulnerabilidade, tenham acesso a essa tecnologia de ponta.

Um marco na luta contra o câncer de colo de útero:

  • Quarta causa de morte entre mulheres: o câncer de colo de útero é uma doença grave que, apesar de ser prevenível, ainda é responsável pela morte de milhares de mulheres no Brasil a cada ano.
  • Eliminação da doença como problema de saúde pública: a incorporação do teste molecular é um passo importante para alcançar a meta de eliminar o câncer de colo de útero como problema de saúde pública até 2030, estabelecida pela OMS.
  • Tecnologia de ponta a serviço da saúde da mulher: a testagem molecular é considerada o padrão ouro para detecção do câncer de colo de útero e representa um grande avanço na luta contra essa doença.
Como você se sente sobre isso?
ESCRITO POR

Aline Almeida

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Ver todos os artigos de Aline Almeida →