Paraisópolis, São Paulo quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Destaque

Câmara dos Deputados debate proposta sobre fim da escala de trabalho 6×1

A Proposta de Emenda Parlamentar da Deputada Érica Hilton precisa de 171 assinaturas para avançar no Congresso

A discussão sobre o fim da escala 6×1 ganhou repercussão neste final de semana nas redes sociais. A Deputada Federal Érica Hilton (PSOL-SP) propôs através de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) a extinção da jornada 6×1. Para que o requerimento da PEC avance, será necessário que 171 deputados assinem o documento, até o momento Érica já conseguiu metade das assinaturas necessárias. 

A iniciativa surgiu através do Movimento  Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ), o movimento já conseguiu 1,3 milhões de assinaturas de apoiadores em petição online. 

“Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, postou a Deputada Érica Hilton nas redes sociais.

O texto apresentado pela Deputada Érica Hilton para a Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) foi formulado pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e busca acabar com a jornada de trabalho 6×1, em que o trabalhador trabalha seis dias e folga uma vez por semana. Essa jornada é muito comum em setores como comércio e indústria, mas os apoiadores da proposta consideram a jornada exaustiva e abusiva. 

“A alteração proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”, afirma o texto da proposta inicial.

A PEC busca mudar o trecho da Constituição que limita a carga de trabalho 8 horas diárias e 44 horas semanais, para incluir outras possibilidades de expedientes, como a escala 4×3. O texto deverá mudar a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) que estabelece um dia como período mínimo para descanso do trabalhador.

Como você se sente sobre isso?
ESCRITO POR

Leonardo Almeida

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Ver todos os artigos de Leonardo Almeida →