Por que a saúde mental é importante para lidar com problemas financeiros?

 Por que a saúde mental é importante para lidar com problemas financeiros?

Crédito: Istock

Você alguma vez já perdeu o sono por causa das preocupações financeiras? Em maior ou menor intensidade, o relacionamento conturbado com o dinheiro é um forte indício de que precisamos estar atentos à nossa saúde mental para conseguir viver de forma mais equilibrada com as finanças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um conceito abrangente, que une o bem-estar físico, mental e social, permitindo que as pessoas consigam executar, sem prejuízos, suas tarefas pessoais e profissionais.

Quando não temos uma boa relação com as nossas finanças, qualquer problema se transforma em uma bola de neve. Sem estabilidade emocional, endividamentos, má gestão financeira, gastos impulsivos, entre outras situações, podem nos fazer perder o controle sobre as decisões nas nossas vidas.

Quando isso acontece, torna-se desafiador pagar até mesmo as contas básicas ou lidar com uma situação emergencial, por exemplo, a perda de um emprego ou um problema de saúde inesperado.

É, literalmente, um ciclo: a saúde financeira abalada impacta a saúde mental e vice-versa. Quando cuidamos da nossa mente, dos nossos pensamentos e alimentamos a nossa inteligência emocional, conseguimos tomar decisões mais acertadas nas diversas áreas da nossa vida, inclusive na financeira.

Ansiedade, culpa, agonia, estresse e desespero, são alguns dos sentimentos que brotam quando estamos em conflito com as finanças e sem qualquer perspectiva de saída para a situação. No entanto, se estamos com a saúde mental em dia, diminuímos o risco de sermos dominados por estímulos impulsivos, além de conseguirmos identificar quais são os sentimentos que estão reverberando internamente, para que consigamos agir de forma mais racional.

A saúde mental e as finanças são pilares fundamentais da qualidade de vida de qualquer pessoa. Por isso, é essencial mantê-los equilibrados.  Meu maior conselho aqui é: se você se encontra em uma situação de estresse emocional ou financeiro, procure por profissionais que possam lhe auxiliar, como psicólogos, terapeutas e educadores financeiros.

Digiqole Ad

Relacionados