Uber se junta à 99 e lança serviço de moto táxi em São Paulo nesta quarta-feira (22)
Entre os dias 15 e 21 de janeiro, foram realizadas 200 mil viagens de moto táxi na capital
Nesta quarta-feira (22) a empresa Uber informou que retomará o serviço de moto táxi na cidade de São Paulo. A novidade do serviço de transporte por motocicleta acontece após a empresa 99, sua concorrente, operar na cidade desde o dia 14 de janeiro. A Uber informa que por enquanto o serviço estará disponível apenas fora do centro expandido da capital paulista. A Prefeitura de São Paulo alega que esta atividade é considerada clandestina.
A Uber informa que se baseia no mesmo argumento utilizado pela 99, ao divulgar seu serviço, ambas empresas alegam estar respaldadas pela Legislação Federal, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal que afirmar, “pacificado pelo julgamento do Tema 967 do STF que é inconstitucional a proibição ou restrição de transporte privado individual por motorista cadastrado em aplicativo, por constituir violação aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência”.
“O Uber Moto é uma alternativa de mobilidade que está presente de Norte a Sul do Brasil e tem se estabelecido como alternativa em especial onde o transporte público é menos presente, principalmente nas regiões periféricas das cidades, com os preços em média 40% mais baixos do que o UberX”, afirma Laura Lequain, head de Uber Moto no Brasil.
Mesmo após a decisão da justiça, a Prefeitura de São Paulo está aplicando multa de R$7.000 aos motociclistas que tiveram seus veículos apreendidos por trabalhar com transporte de moto por aplicativo. Segundo a Prefeitura, entre os dias 15 e 21 de janeiro, foram apreendidas 185 motos prestando serviço para a 99.
Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.