Novas regras para rótulos dos alimentos
Fabricantes terão até 12 meses para trocar o modelo das embalagens
No início deste mês, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabeleceu novas regras que devem acompanhar os rótulos de alimentos ultraprocessados.
Segundo a Agência, o objetivo da nova regulação e cuidar da saúde da população, deixando as informações em relação aos ingredientes nas embalagens mais visíveis para o consumidor, com a descrição em letras pretas e fundo branco, dando maior destaque para os componentes.
A reformulação dos rótulos, deve ser feita na frente da embalagem e de forma clara, com uma etiqueta contendo os ingredientes e seus teores como adição de açúcares, sal, óleo ou vinagres, ingredientes estes que podem levar o risco do surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabete.
A alteração da tabela nutricional também se aplica a nova regra, em linhas gerais, as informações dos aditivos nos alimentos como a quantidade por porção, açúcares a cada 100 miligramas e outras especificações devem estar impressas nas embalagens dos produtos.
Essa medida passou a valer para produtos fabricados a partir de 9 de outubro de 2022, tendo um prazo de 12 meses para os fabricantes se ajustarem à nova regra.
Repórter do jornal Espaço do Povo há 1 ano e apresentadora do programa Saúde Mulher Moderna e Bem Informada no Facebook.